domingo, 6 de novembro de 2011

If I Can Dream.



If I Can Dream.


No dia 23 de Junho de 1968 Elvis, entrou em estúdio para as sessões de gravações de uma das canções mais bonitas alguma vez grava por ele. O If I Can Dream foi composta por Earl Brown nesse mesmo ano para o especial do NBC no dia 3 de Dezembro de 1968, Elvis precisou de 4 takes para deixar a canção pronta embora seja tida como uma das músicas mais difíceis de se interpretar quer pela sua letra quer pelo alto nível do tom vocal.
O single If I Can Dream foi o lado A e Edge Of Reality lado B o single alcançou disco de ouro.
Essa canção foi criada em uma época muito turbulenta tanto na história dos Estados Unidos, como no mundo. Durante os ensaios para o especial de TV daquele ano, Elvis e o diretor Steve Binder conversavam sobre o assassinato de Martin Luther King e de Robert F. Kennedy, Binder sentiu que Elvis falava com honestidade sobre a situação que o mundo atravessava, com isso, depois de encerrada a conversa, Binder ligou para Brown, que na época era o compositor da NBC e pediu que ele criasse uma canção com esse tema.
Brown e o regente da Orquestra da NBC, Billy Goldenberg uniram-se para a criação dos arranjos da canção. Nessa mesma noite Binder recebeu um telefonema informado-o da concretização da canção. Ao piano Goldenberg tocou a canção e Brown cantou, Elvis ouviu-a por duas vezes e não pairando dúvidas sobre a sua qualidade, Elvis afirmou que iria gravá-la.
Elvis contrariou o seu empresário o "coronel" Tom Parker que, segundo algumas fontes, queria que este fechasse o especial cantando "I Believe" (clássico gospel já gravado por Elvis em 1957), devido ao fato de Perry Como encerrar os seus shows na época de 1967 e 1968 com esta canção.


Single por Elvis Presley
Lançamento      Novembro de 1968 (Estados Unidos)
Formato              Disco de vinil (45 rpm)
Gravação            23 de Junho de 1968 (Western Recorders - Burbank - Califórnia)
Gênero                Soul Music
Duração               3:10
Gravadora(s)     RCA
Composição       Earl Brown
Produção e arranjos      Bones Howe e Billy Goldenb




Sem comentários:

Enviar um comentário